Prevenção ao Sangramento Gengival
O que é?
É o programa de prevenção da Hori) Clínica Odontológica. O sangramento gengival é um sinal de inflamação que não deve ser negligenciado, pois está associado a deficiência na higienização oral diária, ao mau posicionamento dos dentes, ao mau-hálito, à sensibilidade dentária, à falha de restauração e às doenças como cárie, gengivite, periodontite e peri-implantite.
como funciona?
Inicia com um exame chamado Periograma em que avaliamos as áreas de sangramento, recessões e perda de colágeno. Caso hajam alterações, poderão ser realizados outros exames como escaneamento intra-oral, radiografias e tomografias para o correto diagnóstico e tratamento com especialistas, mestres e doutores do corpo clínico da Hori).
Porque fazer o tratamento?
Gengivas saudáveis não sangram. Cárie e doenças gengivais são muitas vezes silenciosas porém a presença de bactérias geram reações na gengiva que possibilita o diagnóstico precoce.
Manutenção dos tratamentos realizados e a saúde do sorriso.
Receber orientações de higiene oral específicas e individualizadas.
Prevenir sequelas como perda de dentes, recessão gengival, hipersensibilidade dentinária, perda de colágeno e perda óssea.
Indicações
O Programa de Prevenção ao Sangramento Gengival é indicado para todos os pacientes na Hori Clínica.
Dúvidas sobre o tratamento
O periograma é avaliação da saúde dos tecidos suporte e proteção ao redor de dentes e implantes. É indicado para todo os pacientes na Hori Clínica, pois verifica mobilidade dentária, registra as medições das recessões gengivais, alterações da profundidade do sulco gengival e sangramento.
Diferente da gengivite que é a inflamação da gengiva sem sequelas definitivas. A periodontite e a peri-implantite caracterizam-se pela perda de colágeno e perda óssea ao redor de dentes e implantes, respectivamente.
São doenças crônicas, a partir do diagnóstico merecem cuidados especiais tanto nos cuidados de higienização diária quanto nos controles periódicos. A perda de colágeno resulta em alterações da profundidade do sulco gengival, recessões gengivais e hipersensibilidade dentinária e a perda óssea resulta em mobilidade dentária e até mesmo a perda de dentes e implantes.
O Programa de Prevenção inicia com o Periograma que poderá ser realizado na avaliação inicial, na consulta de profilaxia e /ou nas consultas de controle. O diagnóstico precoce é chave para o tratamento e prevenção de complicações de saúde. Mas quando o paciente é diagnosticado em estágios e sequelas avançadas de doença, é preciso primeiro re-estabelecer a saúde.
O intervalo varia geralmente de 2 a 6 meses e é constantemente reavaliado. A reações inflamatórias são influenciadas por diversos hábitos e condições de saúde: frequência e qualidade da higienização, alimentação, stress, fumo, diabetes, gravidez, obesidade...
Prof. Mayara Braga
CRO-SP 129470
Graduada pela FO-UFRJEspecialista em Periodontia - FO-UERJ
Mestre em Periodontia - FO-UERJ
Doutoranda em Periodontia - FO-UERJ
Residência em Cirurgia Plástica Periodontal e Peri-implantar DK
Professora dos cursos de Especialização e Cirurgia Avançada em Implantodontia PUC-RJ
Agende uma consulta
ONDE ESTAMOS
Rua Bandeira Paulista, 726 - 2º Andar - Itaim Bibi - São Paulo - SP - Brasil
